sábado, dezembro 30, 2006

Melhores e Piores 2006

É hora de passar o ano em revista. Confira o "top of mind" do Oy Gevalt!

Melhores

Explosão do "faça você mesmo" na Internet
Vídeos amadores, blogs, conteúdo colaborativo, fotologs - e tudo mais que o povo do Vale do Silício chama de Web 2.0 - bombaram em 2006. O funcionário público inglês Raymond Newman é um exemplo das milhares de pessoas que integram a leva. Insatisfeito com as biografias até hoje escritas sobre os Beatles, ele resolveu escrever seu próprio livro sobre Revolver, disponivel para download na Internet. A justificativa dele: sempre se perguntou sobre o disco e nunca encontrou respostas que saciassem sua curiosidade.

Consolidação da web como principal meio para divulgação de artistas independentes
Se você tem uma banda e termos como My Space e Creative Commons ainda não entraram de vez no seu vocabulário, está perdendo o bonde da história. 2006 foi o ano em que Lilly Allen estourou no MySpace, que Gnarls Barkley chegou ao topo das paradas vendendo exclusivamente pela Internet e que tantos outros artistas se tornaram conhecidos graças ao boca-a-boca virtual.

Vitalidade da noite paulistana
Inauguração de novos clubes, festas para todos os gostos e gêneros: a gente se divertiu como nunca! A balada roqueira do Vegas, Rockfellas, foi eleita a melhor festa do ano pelo Guia da Folha, coisa que o Oy Gevalt! vinha alardeando há tempos.

Piores

Parlamentares querendo aumento de 91%
Em 2006 os homens públicos brasileiros perderam a razão. Se a prestação de contas nunca foi coisa cara à política do país, esse ano o caldo entornou de vez: a única lei que vigora no Senado e na Câmara é a de Gérson.

Orkut
Ao invés de copiar o exemplo bem-sucedido do irmão gringo, o Orkut se tornou território livre para a violação irrestrita dos direitos humanos, sabia? Racismo, pedofilia, neonazismo...a lista de crimes cometidos virtualmente, no site de relacionamentos, é bem longa... E pra quem acha que isso é exagero, basta passar os olhos no arquivo dos principais jornais brasileiros.O imbróglio com a justiça do país incluiu tentativas de fechamento do site e multas, nunca pagas pelo servidor do Orkut, o Google.

Botas plataforma
Esse ano, as "pantufas de pedra" foram eleitas item obrigatório do vestuário de meninas com desequlibrado senso estético. Com ou sem desenhos vazados do tipo 'tenho uma instalação na sola do meu sapato', elas calçaram pezinhos das mais diversas tribos. Da onde veio essa moda, eu não sei...

terça-feira, dezembro 26, 2006

Boas festas com Charlie Brown

Antes que os mais apressados acusem o Oy Gevalt! de insensibilidade diante dos festejos natalinos, aí vai o voto de boas festas: um episódio vintage de Charlie Brown. Para os que - como ele- ficam deprimidos na época do Natal.



O vídeo eu assisti no Retro To Go, site que vale uma visita demorada.

segunda-feira, dezembro 25, 2006

Blogs americanos viram a casaca

Blogueiros influentes vão trabalhar a serviço das campanhas políticas
americanas.

A notícia pode surpreender alguns, afinal os blogs políticos americanos se tornaram extremamente populares justamente por desancar o establishment político no país.

Este ano, porém, muitos candidatos encontraram blogueiros prontos para mudar de lado.Além da contratação dos autores dos blogs mais importantes do país, consultores para Internet também foram convocados para incrementar a corrida eleitoral americana.

A estratégia não é nova. Na década de 30, quando a televisão se firmava como principal meio de entretenimento nos lares dos Estados Unidos, consultores de imagem
foram contratados pelos candidatos americanos, que então descobriam o alcance e o
poder da imagem televisiva.

James Webb e Ned Lamont, amnbos candidatos ao Senado, contrataram blogueiros para suas campanhas. Webb tem dois, Lamont, pelos menos 4.

Os blogueiros a seviço das campanhas políticas abdicaram de sua independência. Enquanto a maioria revelou sua ligação com candidatos e partidos políticos em seus próprios blogs, alguns como Patrick Hynes do Ankle Biting Pundits o fizeram apenas depois de criticados por outros blogueiros.

A tendência parece certa para 2008. Potenciais candidatos à Casa Branca, como Hillary Clinton, já tem blogueiros contratados.

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Galeria inglesa cria comunidade virtual para artistas

A galeria de arte contemporânea Saatchi, conhecida por catapultar ao estrelato artistas antes desconhecidos, como Damien Hirst, adaptou-se aos novos tempos.

Baseada em Londres, a Saatchi investiu na reformulação de seu site: criou duas novas ferramentas para a divulgação do trabalho de novos artistas, sem custos ou intermediários, como no MySpace.

A estratégia deu certo: as comunidades (Your Gallery, para artistas em geral, e o Stuart, voltado exclusivamente para estudantes) estão alavancando a audiência do site, que já contabiliza mais de três milhões de visitas por mês.

Tudo está a venda e não há intermediários entre compradores e vendedores. Também não há filtros ou veto de qualquer espécie para as postagens.Cerca de 800 novos artistas se cadastram por semana.

O Stuart, forma abreviada de Student Art, foi ao ar mês passado. Entre os 1 300 artistas, há dois brasileiros: Érico Ferrari e Ricardo Lombardi. Eu conversei com os dois e eles garantiram que o site é uma idéia ótima para a divulgação de seus trabalhos e para acompanhar a produção de outros artistas.

A exposição online das obras está dando resultados. A "grife" Saatchi dá legimitidade aos trabalhos, o que aumenta as chances de jovens em início de carreira serem descobertos por marchands loucos por novidades.

Tori Murphy, por exemplo, já vendeu sua primeira peça.

Apesar da possiblidade de retorno financeiro, a moça, de 26 anos, acredita que o melhor do Stuart é a troca de experiências entre jovens artistas ao redor do mundo. "Antes, estávamos limitados à nossa própria escola. Essa é a primeira vez que tive a chance de ver o que está acontecendo pelo mundo."

Leia mais: I like ur art: Saatchi creates an online hagout for artists (matéria de Carol Vogel publicada hoje no NYT)

sábado, dezembro 16, 2006

Embrião do Museu do Rock em SP

A Galeria do Rock abriu na noite desta sexta-feira a exposição "As Faces do Rock". São mais de 70 peças (fotografias, esculturas e desenhos) contando a história do gênero, de Elvis Presley ao punk rock.

A exposição vai receber visitantes até o dia 16 de janeiro, das 11h às 18h, de segunda a sábado. O ingresso custa R$ 3.

O evento foi organizado pelo Instituto Cultural Galeria do Rock, que existe há quatro anos, e é o pontapé para a criação do Museu do Rock.

A Galeria fica na Avenida São João, 439, no Centro, ao lado da Galeria Olido e pertinho das estações Anhangabaú e República do metrô.

sexta-feira, dezembro 15, 2006

O rastro da rainha


Depois da biografia de Antonia Fraser e do filme de Sophia Coppola, o resgate da figura de Marie Antoinette continua, dessa vez com o lançamento de um perfume.

Um perfumista francês - Francis Kurkdjian - recriou a fragrância que a rainha francesa usava e o resultado foi "MA, Sillage de la Reine", que combina notas de jasmim, rosas, toques amadeirados de cedro e sândalo.

O perfume está à venda, em edição limitada, e custa 350 euros (ou U$ 435). A recuperação da fórmula foi possível graças à pesquisa de escritos do século XVIII, que registravam gostos e preferências da rainha.

A empreitada foi um grande desafio, segundo Kurkdjian, e a essência não pretende ser uma reprodução exata: "Não há documentos que digam 'Esse é o perfume que Marie Antoinette usava'.Recriamos um perfume que achamos que ela poderia ter usado".

Para tanto, o perfumista usou anotações contemporâneas à Marie Antoinette, feitas pelo perfumista dela. Assim, Kurkdjian descobriu que aromas ela preferia, quais detestava. Arriscou até um perfil psicológico. "Tentamos entender a visão de mundo dela, sua incessante busca pela liberdade. Era uma figura profundamente romântica".

Entre imortalizar em uma essência a rainha executada pelos revolucionários em 1793 ou a jovem recém-chegada à França, Kurkdjian escolheu a segunda, "que parecia mais humana, menos afeita às aparências".

Alguns frascos do perfume de Marie Antoinette foram enviados à Sophia Coppola, cujo filme sobre a vida da rainha é mencionado como inspiração para o projeto. Kurkdjian é ambicioso: explica que concebeu a fragrância como algo para ajudar as pessoas a entender a era de Marie Antoinette, assim como Sophia.

Em tempo: sabe termos difíceis de traduzir, como serendipity? Pois a palavra sillage se enquadra nessa lista. Ela é polissêmica, pode significar esteira, o rastro deixado pelo navio no mar...Conclui que trata-se de um nome apropriado para um perfume, já que evoca a figura de Marie Antoinette e memórias olfativas longínquas.

Tem sessão do filme dia 18 na Galeria Olido, no centro. Vou descobrir e depois conto mais.

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Pistas para entender o apoio governamental

Em uma discussão levantada por este blog no mês passado, especulamos sobre qual seria o ganho obtido pelos países que financiam bandas independentes (Para entender, leia o post "Rock tipo exportação").

Cheguei a uma conclusão hoje, diante da capa do Caderno 2, que destacou os artistas da Invasão Sueca (Jens Lekman, Hell on Wheels e Sarah Assbring), série de shows que aconteceu no Studio SP com o patrocínio da embaixada da Suécia.

A resposta: o dinheiro investido em bandas novas volta sob a forma de prestígio e repercussão, materializado nas manchetes dos jornais do mundo todo. Nada mensurável portanto, com reflexões no PIB ou afluxo de turistas, como querem alguns.

domingo, dezembro 10, 2006

Cansei de ser sexy é o 5º melhor do ano (eh!!!)

No mês passsado esse blog proclamou: O CSS é a nova sensação na imprensa britânica.

Ontem, o palpite foi confirmado pelo NME, influente semanário musical inglês, que incluiu o disco da banda na sua lista anual de melhores álbuns.

Na seleção do NME ainda entraram Artic Monkeys (que lidera o ranking), Bob Dylan, YYY`s, TV on the Radio, Strokes, Gnarls Barkley e a onipresente Lily Allen.

Veja a lista completa.

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Os trend-setters das ruas


Não é de hoje que a moda se volta para as ruas para buscar novas referências e atualizar seu repertório.

Talvez por isso, existam cada vez mais sites e blogs que radiografam o espírito das ruas, fotografando pessoas e seu estilo ao redor do mundo.

De Varsóvia à Manila, passando por Estolcomo e Cingapura, blogs como o francês Face Hunter sintetizam o que há de novo e exibem looks incríveis em que a palavra de ordem é a ousadia.

Por aqui, quem se encarrega de fazer o mesmo é o recem-lançado Isbellablog, da estilista Isabella Giobbi.

Em tempo: Do Face Hunter saiu o look adoravelmente retrô que ilustra esse post (tudo bem, não precisava ser dourado).

It`s only rock`n`roll (but I like)

Amanhã tem festa de 4 anos da Funhouse no Inferno. Quem comprar ingresso até hoje, entra por uma fila exclusiva.

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Fashionista? Entra no Iqons!

Não é de hoje que a Web é grande aliada de artistas independentes.

Pensando nisso, Rafael Jimenez e Suran Goonatilake criaram o Iqons, comunidade virtual que promete fazer pela moda o que o MySpace fez pela música: derrubar as barreiras do establishment, descentralizar o poder da mídia e de seus gatekeepers e dar ao povo da moda a chance de mostrar a cara.

Para divulgar a nova ferramenta, que vai ser lançada em janeiro, eles chamaram Diane Pernet, autora de um blog que é leitura obrigatória para qualquer interessado em moda.

Livremente inspirado no modelo do MySpace, o Iqons foi concebido para ser uma plataforma livre para exibição do trabalho de estilistas de todo o mundo.

O site vai funcionar como uma espécie de blog, no qual designers criam suas página e postam seu portifólio e abre a perspectiva de negócios entre criadores.

Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil
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