segunda-feira, dezembro 18, 2006

Galeria inglesa cria comunidade virtual para artistas

A galeria de arte contemporânea Saatchi, conhecida por catapultar ao estrelato artistas antes desconhecidos, como Damien Hirst, adaptou-se aos novos tempos.

Baseada em Londres, a Saatchi investiu na reformulação de seu site: criou duas novas ferramentas para a divulgação do trabalho de novos artistas, sem custos ou intermediários, como no MySpace.

A estratégia deu certo: as comunidades (Your Gallery, para artistas em geral, e o Stuart, voltado exclusivamente para estudantes) estão alavancando a audiência do site, que já contabiliza mais de três milhões de visitas por mês.

Tudo está a venda e não há intermediários entre compradores e vendedores. Também não há filtros ou veto de qualquer espécie para as postagens.Cerca de 800 novos artistas se cadastram por semana.

O Stuart, forma abreviada de Student Art, foi ao ar mês passado. Entre os 1 300 artistas, há dois brasileiros: Érico Ferrari e Ricardo Lombardi. Eu conversei com os dois e eles garantiram que o site é uma idéia ótima para a divulgação de seus trabalhos e para acompanhar a produção de outros artistas.

A exposição online das obras está dando resultados. A "grife" Saatchi dá legimitidade aos trabalhos, o que aumenta as chances de jovens em início de carreira serem descobertos por marchands loucos por novidades.

Tori Murphy, por exemplo, já vendeu sua primeira peça.

Apesar da possiblidade de retorno financeiro, a moça, de 26 anos, acredita que o melhor do Stuart é a troca de experiências entre jovens artistas ao redor do mundo. "Antes, estávamos limitados à nossa própria escola. Essa é a primeira vez que tive a chance de ver o que está acontecendo pelo mundo."

Leia mais: I like ur art: Saatchi creates an online hagout for artists (matéria de Carol Vogel publicada hoje no NYT)

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Local: São Paulo, SP, Brazil
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