sexta-feira, dezembro 15, 2006

O rastro da rainha


Depois da biografia de Antonia Fraser e do filme de Sophia Coppola, o resgate da figura de Marie Antoinette continua, dessa vez com o lançamento de um perfume.

Um perfumista francês - Francis Kurkdjian - recriou a fragrância que a rainha francesa usava e o resultado foi "MA, Sillage de la Reine", que combina notas de jasmim, rosas, toques amadeirados de cedro e sândalo.

O perfume está à venda, em edição limitada, e custa 350 euros (ou U$ 435). A recuperação da fórmula foi possível graças à pesquisa de escritos do século XVIII, que registravam gostos e preferências da rainha.

A empreitada foi um grande desafio, segundo Kurkdjian, e a essência não pretende ser uma reprodução exata: "Não há documentos que digam 'Esse é o perfume que Marie Antoinette usava'.Recriamos um perfume que achamos que ela poderia ter usado".

Para tanto, o perfumista usou anotações contemporâneas à Marie Antoinette, feitas pelo perfumista dela. Assim, Kurkdjian descobriu que aromas ela preferia, quais detestava. Arriscou até um perfil psicológico. "Tentamos entender a visão de mundo dela, sua incessante busca pela liberdade. Era uma figura profundamente romântica".

Entre imortalizar em uma essência a rainha executada pelos revolucionários em 1793 ou a jovem recém-chegada à França, Kurkdjian escolheu a segunda, "que parecia mais humana, menos afeita às aparências".

Alguns frascos do perfume de Marie Antoinette foram enviados à Sophia Coppola, cujo filme sobre a vida da rainha é mencionado como inspiração para o projeto. Kurkdjian é ambicioso: explica que concebeu a fragrância como algo para ajudar as pessoas a entender a era de Marie Antoinette, assim como Sophia.

Em tempo: sabe termos difíceis de traduzir, como serendipity? Pois a palavra sillage se enquadra nessa lista. Ela é polissêmica, pode significar esteira, o rastro deixado pelo navio no mar...Conclui que trata-se de um nome apropriado para um perfume, já que evoca a figura de Marie Antoinette e memórias olfativas longínquas.

Tem sessão do filme dia 18 na Galeria Olido, no centro. Vou descobrir e depois conto mais.

Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.