domingo, novembro 12, 2006

Blog eleitoral dos EUA é o melhor de 2006

O blog norte-americano Sunlight Foundation venceu a terceira edição do The BOBs, concurso internacional do grupo de comunicação alemão Deutsche Welle que elege os melhores blogs do mundo. Os resultados foram divulgados no sábado, em Berlim.

O blog lidera uma campanha pela criação de um banco de dados que mantenha os eleitores informados sobre os custos de criação de leis. Segundo o júri do concurso, trata-se de um bom exemplo da influência exercida pela blogosfera, que combina a mobilização de usuários com fins políticos à possibilidade de interação e pesquisa.

A diretora da Deusthe Welle, Uta Thofern disse que o blog vencedor incentiva o engajamento político e civil para além de fronteiras partidárias, constituindo um exemplo de democracia na blogosfera.

Segundo a organização do concurso, usuários do mundo todo sugeriram mais de 5.500 blogs para concorrer em um dos dez idiomas do concurso —mais que o dobro do total registrado no ano passado.

Blog em Português
Na categoria Melhor blog em Português, o preferido do júri foi o Apocalipse Motorizado . O site alerta para os riscos da opção pelo carro.

Liberdade de expressão
O Prêmio Repórter sem Fronteiras foi dado ao diário critíco do persa Hamed Motaghi,que luta pelos direitos humanos em seu país.

Blog em Alemão
Venceu o Letters from Rungholt, site de uma imigrante alemã que vive em Israel e bloga direto do kibbutz onde vive. A autora acompanha a cobertura da mídia ameicana, alemã e isrelense e comenta os equívocos cometidos imprensa.

Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.