sábado, novembro 25, 2006

Marie Antoinette, o novo filme de Sophia Coppola

Apesar de resgatar uma personagem histórica, Marie Antoinette é super contemporâneo, a começar da trilha sonora, que tem Gang of Four, Air, New Order, The Cure e Strokes.

Camille Paglia viu o filme - que estreou na Europa e nos Estados Unidos em 20 de outubro - e observou semelhanças entre nossos tempos e a época de Maria Antonieta. Em um artigo, ela defende que o mecanismo da corte criado por Luis XIV em Versalhes foi precursor do star-system hollywodiano, com sua glorificação da beleza e do glamour.

O filme foi vaiado em Cannes e estréia por aqui só em fevereiro.

quinta-feira, novembro 16, 2006

E por falar em "the next big thing"...

O CSS é o mais novo queridinho da imprensa britânica. A dj Annie Mac, que apresenta um programa na Radio 1 da BBC, escreveu em seu blog que eles são brilhantes.

terça-feira, novembro 14, 2006

Rock tipo exportação

Dinamarca, Finlândia, Nova Zelândia, Canadá e Austrália, entre outros, oferecem subsídios para bandas independentes que, em contrapartida, tornam-se embaixadores informais: representam sua terra natal para o resto do mundo. É o que escreve Jeff Leeds na matéria The New Ambassadors, publicada pelo New York Times no último domingo.

O subsídios financiam, em parte, os custos com a gravação de demos, publicidade, marketing e despesas com turnês. A banda dinamarquesa Figurines é um exemplo das centenas que aderiram ao programa de financiamento, bancado pela Agência Dinamarquesa de Exportação. O grupo recebeu 18.000 de dólares esse ano.

Duas perguntas: O que um país ganha com esse tipo de investimento? Os subsídios governamentais não comprometem a independência dos músicos?

A história dos suecos do Hives pode responder a primeira questão. Quando estourou com seu som garage-rock, em 2002, a banda não foi a única beneficiada. O sucesso do Hives também ajudou a Suécia a projetar-se internacionalmente, revestindo o país de uma aura cool. Na ocasião, a Rolling Stone estampou em sua capa "A Suécia é rock`n`roll".

Em 2004 foi a vez dos canadenses do Arcade Fire,que deslancharam graças ao dinheiro do governo canadense e à blogosfera.

Em tempos de economia globalizada e de dissolução de fronteiras, o status da propriedade intelectual mudou.Cada vez mais nações consideram a produção cultural uma commoditie preciosa, que pode ser vendida para mercados antes inacessíveis. Distribuida digitalmente, a música é cada vez mais fácil de exportar.

Aparentemente, pode parecer que esse compasso cultural que, como no cinema, projeta artistas de nações diferentes a cada ano, é aleatório. Mas, cada vez mais o título "the next big thing" pode refletir os esforços deliberados de um país.

Independência?
O rock não parece algo feito para a promoção governamental. Por isso, esse tipo de financimento é mal visto pelos roqueiros mais ortodoxos.

Muitos artistas, mesmo os que se beneficiaram desse tipo de programa, acham que o financiamento pode não pode parecer, a princípio, muito rock`n`roll. Argumentam que a ajuda governamental contraria o espírito do rock, sempre associado à contestação e rebeldia.

O Hives, álias, criticou o programa. Isso depois de ter usado o dinheiro sueco...

Ouça:
- Figurines
- Hives
- Arcade Fire

E você, o que acha da iniciativa desses países? Você acha que o patrocínio compromete a independência de um artista? Comente!


MobileFest começa no dia 16

Nos dias 16 e 17 de novembro, São Paulo sedia o MobileFest, o primeiro festival brasileiro de arte e criatividade baseado nas implicações sociológicas que os telefones celulares e sua tecnologia têm promovido em nossa cultura.

O evento acontece no SESC da avenida Paulista.

domingo, novembro 12, 2006

Blog eleitoral dos EUA é o melhor de 2006

O blog norte-americano Sunlight Foundation venceu a terceira edição do The BOBs, concurso internacional do grupo de comunicação alemão Deutsche Welle que elege os melhores blogs do mundo. Os resultados foram divulgados no sábado, em Berlim.

O blog lidera uma campanha pela criação de um banco de dados que mantenha os eleitores informados sobre os custos de criação de leis. Segundo o júri do concurso, trata-se de um bom exemplo da influência exercida pela blogosfera, que combina a mobilização de usuários com fins políticos à possibilidade de interação e pesquisa.

A diretora da Deusthe Welle, Uta Thofern disse que o blog vencedor incentiva o engajamento político e civil para além de fronteiras partidárias, constituindo um exemplo de democracia na blogosfera.

Segundo a organização do concurso, usuários do mundo todo sugeriram mais de 5.500 blogs para concorrer em um dos dez idiomas do concurso —mais que o dobro do total registrado no ano passado.

Blog em Português
Na categoria Melhor blog em Português, o preferido do júri foi o Apocalipse Motorizado . O site alerta para os riscos da opção pelo carro.

Liberdade de expressão
O Prêmio Repórter sem Fronteiras foi dado ao diário critíco do persa Hamed Motaghi,que luta pelos direitos humanos em seu país.

Blog em Alemão
Venceu o Letters from Rungholt, site de uma imigrante alemã que vive em Israel e bloga direto do kibbutz onde vive. A autora acompanha a cobertura da mídia ameicana, alemã e isrelense e comenta os equívocos cometidos imprensa.

São Paulo é feia(?) mas tá na moda

A matéria Sou feia, mas tô na moda, de Thiago Ney, publicada hoje na Folha, fala sobre a efervescência recente da noite paulistana.

A reportagem diz que shows, apresentanção de dj`s gringos e novas casas consolidam a noite de SP como uma das mais quentes do mundo e animam a paisagem da cidade, que - conforme apregoa o clichê - é feia.

Vale a pena conhecer os clubes: CB Bar (shows muito bons e comidinhas idem), Outs (a julgar pela aparência,os freqüentadores usam RG falso, meninas não pagam), Funhouse (lugar para encontrar os amigos), Studio SP (shows memoráveis e amigos idem), Berlin, Milo Garage , Lov.e, D-Edge, Vegas (quinta é dia de Rockfelas, a balada roqueira do clube, uma das melhores da cidade), Glória e Manga Rosa.

Ausência: O recém-inaugurado Inferno não apareceu na lista. Uma pena, pois é um dos melhores lugares de SP.O Inferno existe há duas semanas, não vale justificar a ausência do clube colocando a culpa no deadline.

sábado, novembro 11, 2006

Enquanto o podcast do OY Gevalt! não fica pronto...

...Sugiro os áudios do site ElasPod, de duas podcasters pioneiras no Brasil, Mila Juns e Alessandra Marfisa.

Em seus podcasts, as duas falam sobre Internet e tecnologia. No episódio Creative Commons, elas conversam sobre software livre.

domingo, novembro 05, 2006

Tom Zé no Pitchfork Media

O mais recente entrevistado do Pitchfork Media, site americano especializado em música, é Tom Zé. Ele fala sobre sua breve carreira como jornalista, bailes funk (diz que se tivesse uma filha a ensinaria sobre sexo usando-os como exemplo) e discorre sobre o verso "Estou ficando atoladinha".

Clique aqui para ler a íntegra da entrevista.

O site vale uma visita, mesmo se você não se interessa em ler uma entrevista com Tom Zé. Tem muita coisa interessante por lá. Quem ama listas, se delicia: melhores músicas, melhores albuns e por aí...

sábado, novembro 04, 2006

Ainda sobre "O ano em que meus pais..."


Me permite arriscar um palpite? O filme vai ser a coqueluche do Festival de Cinema Judaico de SP, afinal ele é a contribuição brasileira para o vasto rol de filmes com temática e/ou personagens judeus, que inclui títulos americanos e argentinos, sobretudo.

Também é forte candidato a destaque em festivais do tipo ao redor do mundo: Jerusalém, Telavive, São Francisco, Nova Iorque...

Um passeio pelo "Bonra"

Antes do fim de ano, o Oy Gevalt! já elegeu o melhor filme nacional de 2006: "O ano em que meus pais sairam de férias", de Cao Hamburguer.

A película é um retrato sensível e original de um episódio da história recente do Brasil - ditadura militar, tricampeonato, milagre econômico - e resgata um pouco da memória de um bairro paulistano que reforça a vocação cosmopolita da cidade: o Bom Retiro.

Na esteira do lançamento do filme, Oy Gevalt! sugere um roteiro pelo "Bonra". O tour afetivo pelo bairro inclui Pinacoteca, parada para comer na Goody (qualquer coisa) ou no Shoshi Delishop (vareniques) e passeio pelo Parque da Luz. Se sobrar energia, vale a pena bater perna pela José Paulino atrás de um bom guisheft (pechincha).

Shoshi Delishop -Correia de Melo, 206
Falafelit Malka (um dos melhores falafel da cidade) - José Paulino, 345 loja 23-A
Goody - Correia de Melo, 123

sexta-feira, novembro 03, 2006

Sobre splogs

A Wired de setembro publicou uma matéria sobre os splogs. Não é muito díficil decifrar o que o termo significa: a palavra resulta da mistura entre blogs e spams, ou seja splogs são blogs criados apenas para hospedar spams.

O fenômeno é novo, pelo menos para mim. Sai à cata de bogs do tipo e achei muitos, todos eles americanos.

quinta-feira, novembro 02, 2006

Em busca do blog perdido

A lembrança mais remota que tenho a respeito da vontade de ter um blog é do ano de 2000. Muitas dúvidas - que nome escolher? sobre eu temas escrever? me comprometeria a atualiza-lo pelo menos uma vez por semana? - protelavam sua criação.

Só agora, seis anos depois, entrei em consenso comigo mesma: escreveria sobre tudo e o nome seria Oy Gevalt, expressão inscrita, junto com Oy Vey, na minha memória afetiva. Trata-se de algo original, pensei.

Ledo engano. Não havia um Oy Gevalt, mas vários: Oi Gevalt, Oy Guevalt ...

Acabei acatando a alternativa sugerida pelo Blogger: acrescentar hifen e meu prenome, justamente o que eu não queria, oy gevalt! Quero adiantar que estou insatisfeita com essa alternativa e esse endereço vai mudar assim que eu tiver uma idéia melhor.

Em tempo: Fui conferir o Oy Gevalt "pioneiro". Trata-se de um legitimo representante de um mal que assola a blogosfera. Apenas um post, de 2004, e seu dono o deixou perdido no espiral da rede.

Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.